Coleção Vivenciando e Aprendendo

A Coleção Vivenciando e Aprendendo destina-se aos quatro níveis da Educação Infantil e contempla atividades adequadas para crianças de 2 a 5 anos. Elaboradas a partir de um projeto pedagógico no qual a aprendizagem infantil se dá por meio das experiências resultantes dos processos de interação direta da criança com o meio que a circunda, as atividades propostas aguçam a curiosidade e estimulam o uso da imaginação e da criatividade, valorizando, assim, todas as formas de manifestação das vivências infantis.

•    Matemática
  •    Artes Visuais
  •    Linguagem Oral e Escrita
  •    Natureza e Sociedade
  •    Música
  •    Movimento
  •    Identidade e Autonomia

Projetos

A coleção contempla seis projetos anuais: Eu, Minha escola e Meus colegas; Vivendo em família; Cuidando do planeta Terra; Brincando eu aprendo; Lendo o mundo através da arte; e Ligado com o mundo. Esta proposta pedagógica possibilita a integração das áreas do conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando para a construção de conceitos científicos.

Esse projeto trabalha o reconhecimento e a valorização do espaço escolar, seus elementos e suas regras de convivência, além da identificação das singularidades das pessoas com as quais a criança convive diariamente.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia de uma criança. Esse projeto permite que a criança aprenda a se expressar corporalmente, dramatizar, interpretar e conhecer a si mesma e ao outro por meio da brincadeira.

Esse projeto contém atividades que buscam desenvolver na criança noções de reconhecimento de sua identidade e organização de seu grupo familiar, bem como o respeito aos costumes e às características próprias de cada família.

O respeito e a valorização da arte devem ser adquiridos desde a Educação Infantil. Esse projeto propõe a leitura de obras de arte a partir de observação, narração e descrição, bem como o incentivo à produção e à apreciação artística.

This is a sample text. You can click on it to edit it inline or open the element options to access additional options for this element.

A criança, desde cedo, precisa ser conscientizada sobre a sua responsabilidade ambiental. Nesse projeto, os conteúdos são propostos em atividades que envolvem temas como preservação, fenômenos naturais, etc.

Esse projeto oferece atividades que ampliam o conhecimento da criança sobre o mundo contemporâneo e suas tecnologias. São trabalhados conceitos básicos para o dia a dia, como a importância da comunicação e da integração entre as pessoas.

Materiais Suplementares

O caderno Ciranda de Livros contém atividades relacionadas à leitura de histórias infantis. Nele, o aluno é convidado a expressar, por meio de desenhos, suas percepções acerca dos temas das histórias ouvidas, das personagens, dos autores dos livros, etc., cultivando, assim, o hábito da leitura.

O caderno Desenho e Escrita tem a finalidade de registrar as práticas de representação da figura humana e da escrita feitas de forma espontânea pelas crianças, constituindo, assim, um importante referencial para o professor no acompanhamento e na intervenção da evolução dessas habilidades ao longo do ano escolar.

A música está presente em todos os projetos da Coleção Vivenciando e Aprendendo, proporcionando ao aluno o desenvolvimento da sensibilidade, da atenção, da criatividade, do respeito ao próximo, do senso crítico e da consciência corporal. As canções apresentadas são de tradição popular e, dessa forma, permitem ao aluno um maior contato com a diversidade cultural.

O caderno Atividades Grafomotoras reúne ações específicas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades gráficas e motoras, preparando as crianças para a construção do processo de escrita.

No caderno Letras e Números, constam diversas atividades de identificação, leitura e escrita do alfabeto e dos algarismos.

Os livros de literatura infantil proporcionam ao professor a possibilidade de conversar com os alunos sobre valores humanos, como família, amizade, respeito e responsabilidade. Cada exemplar contém atividades em realidade aumentada. Com o uso do aplicativo SAS R.A., as crianças podem jogar e resolver situações-problema que envolvem os personagens do livro de forma interativa.

O Material de Apoio é composto por fichas de organização da rotina de sala de aula e por cartões ilustrados com o alfabeto e os algarismos de 0 a 9, auxiliando o professor no planejamento diário e no desenvolvimento das atividades de sala.